Pular para o conteúdo principal

História e Curiosidades sobre o Museu de Arte de São Paulo (MASP)



Surgimento: Inaugurado em 1968, com seu vão livre de 74m, esta edificação foi construída em um terreno na Avenida Paulista, São Paulo -SP,  doado pela prefeitura, onde existia o Belvedere Trianon, um local destinado a festas. A ideia de se construir o maior vão livre da época, foi por conta de naquele local ser possível avistar um horizonte particular na cidade, com vista até para o vale do Anhangabaú. Uma das condições da nova construção era que a nova edificação não poderia tampar a vista abrangente naquele local. Com isso, ficou para a Arquiteta Lina Bo Bardi e o Engenheiro José Carlos Figueiredo Ferraz a missão de projetar e construir uma das obras mais significativas do país.

Projeto: O projeto do MASP apresentou várias dificuldades para a sua execução entre elas é sua fundação acima do túnel da avenida 9 de julho, com um sistema de sapatas excêntricas. Acima das sapatas existem 4 pilares, os quais possuem partes ocas e partes maciças, em 2 dois pilares existem pêndulos internos para evitar a ocorrência de momentos fletores decorrentes de dilatação/contração térmica das vigas protendidas, que são 4, duas internas a edificação que sustentam duas lajes nervuradas, uma laje apoiada e outra pendurada através de tirantes e mais duas vigas externas no topo que sustentam a laje calha da cobertura.
No modelo estrutural do projeto os apoios do lado esquerdo das vigas são fixos e os outros são livres liberando a dilatação e contração térmica, em ambos os lados os apoios são rotulados para evitar a transferência de momentos, porém há de se considerar os momentos resultantes dos consoles.
Outro ponto que podemos destacar deste modelo é que a viga na parte inferior(interior ao prédio) é mais carregada que a superior(exterior ao prédio), isso porque esta última sustenta seu peso próprio e a laje calha, já a inferior sustentam 2 lajes, mais peso próprio e mais sobrecargas.
A capacidade da estrutura é incrível, as vigas internas podem suportar um momento de mais de 20 mil toneladas*m.

A obra: A construção do MASP durou 8 anos, com seu início no ano de 1960. O concreto utilizado o  foi CAD - concreto de alto desempenho com fck de 45 Mpa. A maior mudança de projeto durante a execução da obra foi na fachada que originalmente não foi projetada de vidro, e sim de placas de concreto.  Segundo Roberto Rochlitz, engenheiro civil que fiscalizava a obra, a mudança veio porque as placas trincavam por ser muito altas, por isso decidiu-se mudar o material empregado na fachada para o uso do vidro. Roberto também presenciou a atenção que a arquiteta Lina dava a construção, segundo ele, ela tinha uma mesa no canteiro para acompanhar a obra e elaborar detalhes construtivos, ela era muito simpática com os colaboradores operacionais e dura com os engenheiros que se opunham ao seu projeto. 
Outra pessoa que fez história na construção do MASP, foi o Engenheiro Figueiredo Ferraz, o qual aceitou e dedicou ao projeto sem ser remunerado por seu trabalho, e além disso conseguiu uma patente sobre a forma de proteção aplicada naquelas estruturas.
Por fim no dia onze de novembro de 1968, com a presença da Rainha Elizabeth II o MASP foi inaugurado, se tornando um dos locais mais importantes do mundo para apreciação de arte.

Texto: Renato Santos


Fontes:
http://pitoresco.com/espelho/destaques/masp/masp

http://www.au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/249/a-estrutura-do-masp-de-lina-bo-bardi-333984-1.aspx

http://concreto-ma4.blogspot.com.br/2014/03/masp-uma-estrutura-com-vao-livre.html

http://www.lmc.ep.usp.br/disciplinas/pef2401/2007/Trabalhos/T1/Apresenta%C3%A7%C3%A3o_MASP.pdf

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj021014.htm

https://cosmopista.files.wordpress.com/2013/12/masp1.jpg

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV3758zbc2ItgXEyiNoK2OqT9dL_9CXFvG829vy3qL-u3ZHkiD6IBlH_GaCPGopNppjroBYhcGHHY4uNA-Vpd7bbrOm38pwtGlif9reysAUbGWUUWwFfGpzICgygpU__JTGEzXzN-oPw/s1600/Execu%C3%A7%C3%A3oVistaInterna.jpg

http://static.wixstatic.com/media/c92b80_367ea212a7674cfa8f672837504e8c76.jpg_srz_619_482_85_22_0.50_1.20_0.00_jpg_srz


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponte Pênsil - Golden Gate Bridge

Vídeo Golden Gate Bridge 1.        História 2.        Projeto 3.        Construção 1. História A ponte Golden Gate localizada no estreito que leva este nome, no estado da Califórnia, Estados Unidos foi construída devido à grande necessidade de se locomover para o norte deste estado, no início do século XX, devido à expansão econômica e populacional da época. Antes desta ponte ser construída, o acesso a parte norte do estreito era realizada através de barcas ou percorrendo vias em torno da baia de Golden Gate, um trajeto bastante extenso. 2. Projeto Sistema Estrutural – Se optou por construir uma ponte pênsil por conta de naquela região o tráfego de embarcações ser intenso, e este sistema estrutural era um dos melhores na época para conseguir tal vão livre. Ponte Pênsil para quem não está familiarizado com este termo é uma ponte sustentada por cabos ou tirantes. Conforme foto abaix

COMO CALCULAR O CUSTO DA OBRA DE FORMA SIMPLES, FÁCIL E RÁPIDA - CUB

DOWNLOAD CARTILHA CUB DOWNLOAD PLANILHA ORÇAMENTO  

Terceirização de Propostas Comerciais e Orçamentos de obras – diminuição de tempo, diminuição de custos e sucesso comercial

O sucesso na conquista de um contrato começa-se na elaboração da proposta técnica e comercial. Uma boa proposta contempla: -   Planilha Orçamentária              - Composições de Custos -   Cronograma Físico-Financeiro - Curva ABC -   Caminho Crítico - Plano de Ataque -   Histogramas                                    - Apresentação Um dos principais fatores que pode levar ao prejuízo em uma Obra é um orçamento mal elaborado ou elaborado “às pressas”.  É fundamental que se tenha assertividade nos orçamentos para se obter maior rentabilidade no projeto. Em posse de um bom orçamento, a empresa que executará a obra criará um bom banco de dados de composições e insumos, além de ter um maior controle dos custos em canteiro. Todo esse controle também implica diretamente em definições assertivas de prazos, o que garante um cronograma preciso, gerando credibilidade e passando confiança para o mercado. A elaboração e análise de orçamentos não é