Pular para o conteúdo principal

Terceirização de Propostas Comerciais e Orçamentos de obras – diminuição de tempo, diminuição de custos e sucesso comercial




O sucesso na conquista de um contrato começa-se na elaboração da proposta técnica e comercial. Uma boa proposta contempla:
-  Planilha Orçamentária             
- Composições de Custos
-  Cronograma Físico-Financeiro
- Curva ABC
-  Caminho Crítico
- Plano de Ataque
-  Histogramas                                   
- Apresentação





Um dos principais fatores que pode levar ao prejuízo em uma Obra é um orçamento mal elaborado ou elaborado “às pressas”. É fundamental que se tenha assertividade nos orçamentos para se obter maior rentabilidade no projeto. Em posse de um bom orçamento, a empresa que executará a obra criará um bom banco de dados de composições e insumos, além de ter um maior controle dos custos em canteiro. Todo esse controle também implica diretamente em definições assertivas de prazos, o que garante um cronograma preciso, gerando credibilidade e passando confiança para o mercado. A elaboração e análise de orçamentos não é tão trivial quanto se parece, considerando-se que é necessário realizar levantamentos de quantitativos, elaboração de cronogramas, composições de custos, além de definir o benefício de despesas indiretas (BDI) e determinar os encargos sociais específicos de cada empresa. No entanto, existem metodologias e ferramentas que simplificam esses procedimentos. A curva ABC, por exemplo, é uma ferramenta focada na gestão do custo, indicando os insumos mais utilizados. Dessa forma, pode-se ter clareza (em caso de reduções de custo) quais itens se devem priorizar, além disto, quais os impactos ocasionados pela variação dos preços dos insumos. Atualmente diversas empresas terceirizam a elaboração de propostas e a confecção de orçamentos para empresas especializadas neste segmento, o que muitas vezes leva a economia de tempo, recursos e principalmente o aumento da probabilidade de assertividade e conquista do contrato.


      Exemplo de planilha orçamentária


Comentários

  1. Boa noite, gostei muito das postagens, muito esclarecedoras, é uma pena que tenham parado de postar assuntos interessantes sobre a área de Eng. Civil. Caso haja outro canal para acompanhá-los , por gentileza poderiam informar em meu e-mail.
    Atenciosamente,

    Vanessa Bahls.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ponte Pênsil - Golden Gate Bridge

Vídeo Golden Gate Bridge 1.        História 2.        Projeto 3.        Construção 1. História A ponte Golden Gate localizada no estreito que leva este nome, no estado da Califórnia, Estados Unidos foi construída devido à grande necessidade de se locomover para o norte deste estado, no início do século XX, devido à expansão econômica e populacional da época. Antes desta ponte ser construída, o acesso a parte norte do estreito era realizada através de barcas ou percorrendo vias em torno da baia de Golden Gate, um trajeto bastante extenso. 2. Projeto Sistema Estrutural – Se optou por construir uma ponte pênsil por conta de naquela região o tráfego de embarcações ser intenso, e este sistema estrutural era um dos melhores na época para conseguir tal vão livre. Ponte Pênsil para quem não está familiarizado com este termo é uma ponte sustentada por cabos ou tirantes. Conforme foto abaix

COMO CALCULAR O CUSTO DA OBRA DE FORMA SIMPLES, FÁCIL E RÁPIDA - CUB

DOWNLOAD CARTILHA CUB DOWNLOAD PLANILHA ORÇAMENTO