Pular para o conteúdo principal

5 bons motivos para cursar engenharia civil

Oportunidades no mercado após a graduação:
Existe uma crise econômica no Brasil que não é segredo pra ninguém. Mas essa crise ocorre atualmente em praticamente todos os setores. Quem acompanha os jornais já viu que o comércio e as demais industrias têm demitido muito nos últimos tempos. Evidentemente, tem-se a expectativa que isso mude, visto que o Brasil ainda tem muito que se desenvolver. Em 2010, o mercado estava super aquecido e as notícias que se tinha era de que faltavam engenheiros no País. Houve, sem dúvidas, uma queda no volume de serviços nos últimos 4 ou 5 anos. No entanto, quando o Brasil sair dessa situação e voltar a crescer, o mercado para a engenharia civil vai voltar a aquecer. Não só no setor de imóveis.  Tive a oportunidade de estudar por um tempo na França através do programa ciências sem fronteiras (que inclusive pretendo fazer um vídeo específico sobre esse tema). Durante meu intercâmbio pude perceber que ainda precisam ser realizadas muitas obras no Brasil, tanto de infraestrutura, quanto de saneamento. E isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde, visto que o nosso pais está em desenvolvimento. E quando a economia melhorar, os engenheiros que estiverem atuando colherão os frutos.

Oportunidades durante a graduação:
Essas oportunidades variam muito entre cidades e universidades. Em juiz de fora, apesar da dificuldade atual, muitos alunos conseguem bons estágios durante a Graduação. O Renato, por exemplo, trabalhou na Obra um grande hospital juiz-forano, onde ele teve a oportunidade de acompanhar desde o início até a entrega do empreendimento. Na UFJF, assim como em outras universidades federais, existem vários programas de bolsa de iniciação científica, monitoria e extensão que contemplam alunos de todos os períodos de graduação. Eu e Renato fomos bolsistas juntos, durante a  graduação, do Programa de Educação tutorial PET CIVil (Link na descrição) Também pretendo fazer um vídeo exclusivo sobre esse tema.

Obter o registo no Conselho Regional de Engenharia:

Porque eu preciso cursar engenharia civil se eu já sei fazer casa ou tenho um conhecido que sabe? Primeiramente, quem acompanha o canal sabe que a área de atuação do engenheiro civil é muito mais ampla do que simplesmente fazer casa. Inclusive, temos um vídeo no nosso canal que fala exatamente sobre as grandes áreas de atuação do engenheiro civil; Segundo que, ainda que saibamos que existem profissionais extremamente qualificados para executar uma obra,  para que uma esta seja devidamente planejada, regularizada, e esteja dentro dos padrões normativos de conforto, segurança e meio ambiente, ela necessita do parecer (ou seja da assinatura técnica ) de um profissional credenciado. Ou seja , um profissional que possua o CREA (número de registo no conselho regional de engenharia e agronomia. Esses profissionais vão garantir a conformidade desde o projeto  até a execução da obra.

Versatilidade do curso de engenharia civil: 

Você pode escolher seguir em diferentes áreas dentro das ciências exatas, além de poder ingressar no mercado de diferentes formas. Pode ser desde um empreendedor até um pesquisador. Dentro de uma mesma área, pode ter atuações diferentes. Por exemplo só na construção você pode atuar na parte de projeto , execução, segurança, qualidade, gestão.. Além disso, visto toda essa amplitude do currículo do engenheiro civil, o conhecimento adquirido no curso é de extremo valor.



Ter aptidão em exatas e interesse pelo conteúdo abordado no curso:

Principal motivo. Durante os 5 anos muita coisa acontece. A vida do aluno muda muito e os desafios não deixam de ser cada vez maiores. É fundamental que independente da área ou do curso, o aluno faça o que gosta e sinta prazer em buscar aprender  e estudar os conteúdos relacionados ao curso,  É essa escolha que define o que ele fará pelo resto de sua vida profissional.



Referências:

http://engenhariacotidiana.com/por-que-escolher-engenharia-tipos-de-engenharia/
http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/engenharia-civil/

http://selecaoengenharia.com.br/blog/engenharia-civil-em-tempos-de-crise-como-esta-o-mercado/
http://www.oregional.com.br/2017/01/com-quase-duas-demissoes-por-dia-comercio-bate-recorde-historico_325019
http://exame.abril.com.br/economia/construcao-demitiu-mais-de-1-milhao-de-trabalhadores-desde-2014/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponte Pênsil - Golden Gate Bridge

Vídeo Golden Gate Bridge 1.        História 2.        Projeto 3.        Construção 1. História A ponte Golden Gate localizada no estreito que leva este nome, no estado da Califórnia, Estados Unidos foi construída devido à grande necessidade de se locomover para o norte deste estado, no início do século XX, devido à expansão econômica e populacional da época. Antes desta ponte ser construída, o acesso a parte norte do estreito era realizada através de barcas ou percorrendo vias em torno da baia de Golden Gate, um trajeto bastante extenso. 2. Projeto Sistema Estrutural – Se optou por construir uma ponte pênsil por conta de naquela região o tráfego de embarcações ser intenso, e este sistema estrutural era um dos melhores na época para conseguir tal vão livre. Ponte Pênsil para quem não está familiarizado com este termo é uma ponte sustentada por cabos ou tirantes. Conforme foto abaix

COMO CALCULAR O CUSTO DA OBRA DE FORMA SIMPLES, FÁCIL E RÁPIDA - CUB

DOWNLOAD CARTILHA CUB DOWNLOAD PLANILHA ORÇAMENTO  

Terceirização de Propostas Comerciais e Orçamentos de obras – diminuição de tempo, diminuição de custos e sucesso comercial

O sucesso na conquista de um contrato começa-se na elaboração da proposta técnica e comercial. Uma boa proposta contempla: -   Planilha Orçamentária              - Composições de Custos -   Cronograma Físico-Financeiro - Curva ABC -   Caminho Crítico - Plano de Ataque -   Histogramas                                    - Apresentação Um dos principais fatores que pode levar ao prejuízo em uma Obra é um orçamento mal elaborado ou elaborado “às pressas”.  É fundamental que se tenha assertividade nos orçamentos para se obter maior rentabilidade no projeto. Em posse de um bom orçamento, a empresa que executará a obra criará um bom banco de dados de composições e insumos, além de ter um maior controle dos custos em canteiro. Todo esse controle também implica diretamente em definições assertivas de prazos, o que garante um cronograma preciso, gerando credibilidade e passando confiança para o mercado. A elaboração e análise de orçamentos não é