Pular para o conteúdo principal

Fazer ou não fazer intercâmbio? Quatro Análises para sua Decisão


Olá amigos, nossa DR de hoje é com um assunto muito importante para sua carreira, o Intercâmbio em outro país. Será que é importante para um Engenheiro Civil ou qualquer outro profissional fazer um intercâmbio para aprender outra língua? Mais afinal, o que você precisa saber para tomar a decisão de fazer um intercâmbio?

No final de 2016 eu fiz um intercâmbio nos EUA, fiquei um mês fora do Brasil, e confesso que antes de tomar esta decisão eu tive muitas dúvidas. Infelizmente eu tive uma semana somente para tomar decidir, pois fui comunicado de minhas férias à 20 dias antes delas começarem. No entanto, era a minha oportunidade de realizar um sonho, então eu fui. Agora para deixar mais claro como é um intercâmbio colocaremos aqui 4 análises que serão importantes para sua tomada de decisão.
  1. Investimento: Quanto você está disposto a pagar em um intercâmbio? Em média o custo para um mês de estudo de outra língua fora do Brasil gira em torno de 10 mil reais. Isso vai depender do país e escola de sua escolha. Existem alguns intercâmbios de trabalho chamado de work expirience, que você trabalha no país onde escolheu ficar, o qual você usa o dinheiro ganho com o trabalho para pagar seu intercâmbio ou parte dele. O intercâmbio que eu fiz me custou 11 mil reais (despesas com escola, alojamento e passagem). Só de passagem eu paguei 2800 reais, o curso custou aproximadamente 8400 reais. A passagem ficou muito cara porque eu comprei ela em cima da hora, apenas 15 dias antes de viajar. Se você pretende fazer cursos mais longos, o preço mensal sairá mais em conta, não sei dizer ao certo mas deva custar, “chutando” diria de 6 a 7 mil reais por mês. Tudo vai depender da sua escola e da sua negociação.
2. Relação tempo - aprendizado: Qual é o seu nível na língua que pretende estudar? Para quem tem um nível básico para intermediário que era meu caso, em um mês dá para aprender muita coisa e voltar com o intermediário. Antes de viajar já tinha feito 3 anos de curso de inglês tinha completado o intermediário, mas com o passar dos anos já tinha esquecido muita coisa e não tinha mais esse nível. Porém o fato de ficar um mês falando só em inglês, escutando só em inglês e pensando só em inglês, me considero já com um pé no avançado. Para pessoas que não sabem nada acho que um mês já aprende o básico e para aqueles que já tem o intermediário e quer o avançado de um a 3 meses. Sinceramente eu acho que 3 a 4 meses dá para se entender e falar muito bem, desde que a pessoa esteja disposta a aprender e não depender só dos ensinamentos da escola, pois chega determinado momento que as escolas seguram os alunos por questões comerciais. Contudo se seu objetivo é conseguir fluência, ou seja, ler, ouvir, falar e principalmente escrever sobre qualquer coisa talvez sejam precisos uns 6 meses de estudo no mínimo. Também varia de cada pessoa.
3. Como é o curso no outro país? A mesma coisa dos cursos no Brasil, com a diferença que lá os professores não falam a sua língua. As aulas são divididas em gramática, escuta, fala e escrita, com exercícios, dinâmicas e testes. Quando eu fiz curso de Inglês no Brasil, na Cultura Inglesa, não se tinha muito speaking. O que eu mais pratiquei no intercâmbio foi a fala, falava em todas as aulas, e o mais importante, não tinha vergonha de errar. Um lado ruim da minha turma foi a presença de vários franceses que se comunicavam muito em Frances, porém conversado com a direção da escola, eles logo tomaram providências em relação a isto.
4. Experiência da viagem: Em minha tomada de decisão isto foi o que mais pesou para eu decidir fazer o intercâmbio. Afinal se você já pensou em fazer intercâmbio é porque você provavelmente gosta de viajar, fazer novas amizades, conhecer novos lugares e novas culturas, não é verdade? Então eu te garanto que em outro país existirão muitas coisas diferentes daqui. Como por exemplo a comida, os costumes, cultura, etc. Umas coisas boas outras ruins mas que provavelmente isso proporcionará a você um amadurecimento enorme. Não aprendi tudo de Inglês nos EUA, em um mês isso também não é possível, porém a motivação que tenho hoje em ler e ouvir algo em Inglês é extremamente maior do que antes. Mas porquê? Porque eu vive esta língua. Vou te dar um exemplo: Lembra de algum lugar que você foi e achou incrível e lindo. Se você escutar algum noticiário deste lugar te despertará uma curiosidade em saber qual o assunto está falando sobre este local. Pois isso vai acontecer depois que você fizer o intercâmbio. O aprendizado pós intercambio será muito grande.

Planejamento da viagem
1. Passaporte e visto: você deverá ter um passaporte para sair do Brasil e verificar se o país onde você está indo requer visto. É importante verificar antes de comprar passagens aéreas se seu voo fará alguma escala em países que solicitam visto. Mesmo se você não for ficar naquele país talvez seja necessário ter o visto de trânsito.
2. Quanto devo levar de dinheiro? Em média você gastará em outro país 200 unidades da moeda de lá (média calculada pelas escolas de intercâmbio), ou seja você vai para Inglaterra e ficará 4 semanas leve 800 libras. Lembrando que isto é uma média se você for uma pessoa que gasta muito leve mais, contudo com essa quantidade proposta pelas escolas dá para você se alimentar em restaurantes de preços médios e se locomover usando transporte público. São Francisco é uma das cidades mais caras dos EUA e com essa quantia foi suficiente para me alimentar e locomover. Em relação aos gastos na viagem de ida e volta, passeios, compras de presentes, entre outros o ideal é que você se planeje. Por exemplo se seu voo tem escala, qual o tempo da escala, quais as refeições você irá fazer, você pretende visitar museus, parques, no país do intercâmbio, quanto isto custará? Vai trazer presentes, faça uma lista. Enfim, sobre dinheiro sempre pense em planejamento.
3. Escolha do país e da cidade. Sugiro a você fazer uma pesquisa na internet, ou em escolas que oferecem intercâmbio para você fazer a escolha baseado em custo-benefício. Às vezes você já tem uma ideia para onde você iria, porém o lugar é muito caro, ou você quer um lugar mais tranquilo e a cidade que deseja ir é muito badalada. Para não se arrepender pesquise antes. Outro fato importante é verificar se vai muitos brasileiros para onde você quer ir. Se você quer aprender outra língua vá para algum lugar que te obrigue a falar se possível somente essa língua, é claro que brasileiro tem em toda esquina mas há lugares que tem mais que outros.
4. Tipos de cursos e objetivos a se alcançar. Qual a sua principal razão em fazer um intercâmbio? Essa pergunta somente você pode respondê-la. Você quer passear e ao mesmo tempo aprender um pouco da língua, faça um curso que não te tome todo o dia, existem cursos que só tem aulas em um período do dia. Ou seu objetivo principal é fazer um exame de Cambridge, ou uma outra prova que te dará certificado?  Também existem cursos voltados para esses objetivos. A sua escolha tem que ser baseada nos objetivos. Mas lembre-se quando voltar o que mais você irá lembrar são dos passeios, dos restaurantes, das pessoas e de momentos que você não estava na escola, reserve tempo para isso!!! Esperamos ter ajudado na sua decisão. Caso ficou alguma dúvida contate a gente.


 Planilha com todos os gastos - Intercâmbio de 1 mês nos EUA - São Francisco Califórnia
https://drive.google.com/file/d/0B7-8hoaEdi5zUWVvWVpvSEctYkE/view?usp=sharing 
Download

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ponte Pênsil - Golden Gate Bridge

Vídeo Golden Gate Bridge 1.        História 2.        Projeto 3.        Construção 1. História A ponte Golden Gate localizada no estreito que leva este nome, no estado da Califórnia, Estados Unidos foi construída devido à grande necessidade de se locomover para o norte deste estado, no início do século XX, devido à expansão econômica e populacional da época. Antes desta ponte ser construída, o acesso a parte norte do estreito era realizada através de barcas ou percorrendo vias em torno da baia de Golden Gate, um trajeto bastante extenso. 2. Projeto Sistema Estrutural – Se optou por construir uma ponte pênsil por conta de naquela região o tráfego de embarcações ser intenso, e este sistema estrutural era um dos melhores na época para conseguir tal vão livre. Ponte Pênsil para quem não está familiarizado com este termo é uma ponte sustentada por cabos ou tirantes. Conforme foto abaix

COMO CALCULAR O CUSTO DA OBRA DE FORMA SIMPLES, FÁCIL E RÁPIDA - CUB

DOWNLOAD CARTILHA CUB DOWNLOAD PLANILHA ORÇAMENTO  

Averbação e Registro de Imóveis - Como fazer e custos envolvidos

No presente post será abordada a importância de se fazer o registro e averbação, como e quando fazer, e os custos envolvidos no processo. Descubra garantir sua segurança como proprietário do imóvel. Averbação é um registro? Os dois termos estão vinculados num mesmo contexto e se complementam, pois são categorias do registro de imóveis. Registro é a confirmação do verdadeiro dono do imóvel ou transmissão à outro dono. Ele é feito na matrícula do imóvel, através da escritura de compra e venda ou hipoteca, em um cartório específico, o de registro de imóveis. Averbação é anotar na matricula do imóvel todas as alterações que ocorrerem no imóvel, ou nas pessoas que constam na matrícula do imóvel. Porque é importante? Para certificar das condições passadas e atuais do imóvel exemplos: se já houve algum onus (processo ocorrendo relacionado com o imóvel , divida em que ele foi dado como garantia, divida de condomínio, que é inerente ao imóvel, dívida de IPT